twitter Pr Anderson Defabio

quarta-feira, 15 de junho de 2016

QUANDO A VIDA NÃO SAI COMO O ESPERADO ( DEUS CONTINUA NO CONTROLE )


“E nós ESPERÁVAMOS que fosse Ele o que
remisse a Israel; mas agora, sobre tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram” - Lucas 24:21
Os discípulos no caminho de Emaús estavam decepcionados com Deus. Haviam deixado tudo para seguir a Jesus, mas ao invés de um trono para Ele foi erguida uma cruz. Seu Senhor morrera e com Ele foram enterrados todos os seus sonhos. A vida não havia saído como o esperado e agora eles não sabiam mais o que fazer. Estavam andando na contramão (de Jerusalém a Emaús), a esperança era conjugada no passado (‘esperávamos’), Deus havia se tornado um estranho (não o reconheceram no caminho), seus corações feridos se tornaram corações duros (não conseguiam acreditar em mais nada e nem ninguém) e sua visão estava sendo determinada pelas circunstâncias. O que fazer quando Deus não faz o que queremos? Precisamos lembrar que existem dois males que afetam a nossa vida – a falta de esperança e a falsa esperança. Abaixo seguem alguns princípios para continuar mantendo a fé quando a vida não sai como o planejado:
1. Quando a vida não sai como o esperado aprendemos a diferença entre expectativa e esperança – expectativa é baseada em probabilidades e suposições, já a esperança se baseia em promessas e convicções. A expectativa é querer que nossa vontade aconteça no futuro, a esperança é crer que a vontade Dele acontecerá sempre. A expectativa se pergunta sobre o que esperar, a esperança sabe Quem a espera.
2. Quando a vida não sai como o esperado não significa que as coisas tenham escapado ao controle, apenas que nós não estamos no controle – nós não temos controle algum sobre as circunstâncias, exceto o controle sobre a nossa reação a elas. Deus está assentado no trono e isso deve nos bastar, Ele é soberano e fará com que as coisas boas e ruins que nos aconteceram redundem no melhor em nós e para nós.
3. Quando a vida não sai como o esperado descobrimos que desejávamos mais os nossos planos que o nosso Deus – as frustrações revelam que Deus era só um meio e não um fim em si mesmo para nós. Queríamos as dádivas mais que o doador. Nossa relação com Ele era funcional e não pessoal. Nossos sacrifícios eram de suborno e não de submissão.
4. Quando a vida não sai como o esperado temos que colocar um ‘ainda’ entre o agora e o amanhã – um sonho adiado não significa um sonho impedido (Calebe que o diga). O caminho para Roma pode passar por Malta!
5. Quando a vida não sai como o esperado passamos a entender que o fato de Deus ter nos chamado para um projeto não significa que ele será bem-sucedido – Nossa preocupação deve ser com a nossa fidelidade e não com nosso eventual sucesso. Noé foi um evangelista fracassado? E Isaías? Deus, às vezes, acaba com uma obra para salvar os obreiros.
6. Quando a vida não sai como o esperado temos que aceitar que Deus não é só nosso Salvador e Senhor, mas também Autor de nossa história – tememos um final que não podemos escrever! Nem sempre teremos um final ‘feliz’, porque o que importa é ter um fim que glorifique a Deus.
7. Quando a vida não sai como o esperado nos deparamos com o fato de que Deus continua sendo Deus não importa o que Ele faça – o mesmo Deus que tirou José da prisão, deixou João Batista perecer lá. O mesmo Deus que deixou Tiago morrer a espada, foi o mesmo Deus que salvou Pedro da prisão. Temos que crer nessa verdade bíblica, porque ela pode nos salva
r de nossas ilusões e falsas esperanças, nos poupando de frustrações e pesares. Nossa finalidade é servi-lo não importa o nosso fim!
8. Quando a vida não sai como o esperado nossa fé passa a se fundamentar na identidade de Deus e não em sua atividade – podemos não entender as razões de Deus, mas podemos crer que Deus tem suas razões.  Temos que confiar no caráter de Deus e não apenas em seu poder. Quando conhecemos as mãos de quem nos dá o cálice, confiamos que ele pode ser amargo, mas nunca venenoso.
9. Quando a vida não sai como o esperado acabamos por descobrir que ela pode ser muito mais do que imaginamos – com Deus a vida incerta, passa a ser surpreendente. A história que Ele planejou para nós é muito mais fascinante e empolgante que a vida que almejávamos viver.
10. Quando a vida não sai como o esperado somos forçados a responder a pergunta por trás de todas as perguntas – a questão que importa diante de fatos que não entendemos e que nos fazem sofrer, não é ‘por que Deus permitiu isso?’, mas ‘continuarei a seguir esse Deus que não corresponde as minhas expectativas?’.
Diante dos infortúnios e imprevistos da vida só temos d
uas escolhas: abandonarmos a fé em Deus ou nos abandonar em Deus pela fé! A escolha é sua.

quinta-feira, 9 de junho de 2016

VENCENDO AS CRISES

Jabez = Dor
A palavra diz que pelo motivo de uma gestação dolorida ele recebeu esse nome.
Pense comigo; ele quando criança, jovem, adolescente, adulto carregando essa marca por onde passava. Dor!
Imagino que Jabes não foi premiado em nascer por uma família privilegiada financeiramente, e somente pelo fato de ter um nome que tem por sinônimo A DOR, tinha ele motivos de sobra para não ser um homem notório como foi.
Leia o texto: 1 Crônicas 4:9,10
Foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; sua mãe chamou-lhe Jabez, dizendo: Porque com dores o dei à luz.
Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Oh! Tomara que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido.

* Sobre Crônicas,
Tenho consciência de que quando Deus se estende sobre alguém em sua Palavra, é porque este alguém fez algo que nos é precioso e que serve para nossa edificação. Tirando o Livro de Números, não creio haver na Palavra nada mais maçante que os primeiros 9 capítulos do livro de Crônicas. É uma lista com mais de 500 nomes. É genealogia pura. Haja vontade para ler!! Porém ao chegar a Jabez um breve comentário divino; “Foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos!”
Afinal de contas o que Jabes fez?
Ele orou.
Se a sua oração foi tão especial que mereceu uma quebra na seqüência expositiva, havia alguma coisa especial neste homem que foi capaz de levar o autor a interromper sua exposição e dizer: “Este rapaz Jabez está muito acima do resto”. Qual o segredo de Jabez? Ele aparece em 3 versículos no meio de uma genealogia e nunca mais aparece. Obviamente o ponto de destaque é a sua oração. E o que ele orou?
• E me alargues as fronteiras
• Que seja comigo a Tua mão
• E me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição .
E DEUS LHE CONCEDEU O QUE TINHA PEDIDO!!!
Bênção é uma palavra que vem do latim, benedictione, que significa: “favor divino, graça”.
No âmbito bíblico, significa o conceder de um favor sobrenatural.
Pv 10:22 diz: “A bênção do Senhor é a base da verdadeira riqueza, pois não traz tristezas nem preocupações.”
Mt 7:7 – “Pedi e dar-se-vos-á”.
Tg 4:2 – “Nada tendes, porque não pedis.”
João 16:24 “Até agora nada tendes pedido em meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa”.

• E me alargues as fronteiras.
Não encare fronteiras como simplesmente terras. Jabez ao fazer este pedido, estava clamando por mais e maiores oportunidades para realizar os propósitos de Deus para sua vida. Quando Jabez clamou a Deus “alarga minhas fronteiras”, ele pensava: “Eu não nasci para ter só isso”. Este clamor engloba aspectos espirituais, materiais, físicos, financeiros, familiares, etc. Este pedido pode ser entendido como um aumentar de oportunidades, dentro do propósito para o qual me concebestes, para que possa alcançar mais vidas para Tua glória, para fazer mais para Ti. Independentemente de quais sejam nossos dons, formação ou vocação, o chamado que recebemos de Deus é para realizar sua obra na terra. Quando nós determinamos o tamanho do território que Deus tem em mente para nós, é o resultado da seguinte equação: Minhas habilidades + Minha experiência + Meu treinamento + Minha personalidade + Meu passado = Território por mim reservado. Na matemática de Deus (Zc 4:6) esta equação se transforma em : Minha disposição + Minhas fraquezas + A vontade e o poder sobrenatural de Deus = Meu território preparado pelo meu Senhor. É quando você se entrega totalmente sob o senhorio de Deus, e se coloca no centro dos planos dele para este mundo, quando implora a Ele dizendo: “Senhor usa-me “! Dá-me um ministério para Ti, que os verdadeiros milagres se desencadeiam. É neste momento que os céus se abrem e a chuva serôdia cai sobre você, trazendo anjos, recursos, forças e as pessoas de que você precisa. Deus sempre intervêm quando você coloca as prioridades d’Ele acima das suas.
• Que seja comigo a Tua mão.
Depois de ousarmos pedir por mais bênçãos e por fronteiras mais amplas, muitos de nós vacilamos neste ponto de transformação espiritual. Recebemos bênçãos numa escala sem precedentes, mas de repente o vento que soprava parou. Desamparados, começamos a cair, sentimo-nos fracos, muito diferente de como um líder deve se sentir. Não conseguimos nos livrar da sensação de que somos a pessoa errada para este trabalho. Este sentimento significa exclusivamente que estamos na dependência total do Senhor Jesus. Observe que Jabez não começou sua oração pedindo que a mão de Deus estivesse com ele. Àquela altura, ele ainda não tinha consciência dessa necessidade. As coisas ainda estavam sob o seu controle. Mas quando suas fronteiras começaram a alargar e tarefas proporcionais ao território preparado por Deus começaram a se colocar diante dele, Jabez reconheceu sua pequenez e clamou pela mão de Deus sobre si. As mãos de nosso Pai estão sempre estendidas quando dizemos; “Pai, faze isso por mim, pois não posso fazê-lo sozinho. É grande demais para mim”. E você sai dando o passo de fé, para fazer e dizer coisas que só poderiam vir das mãos de Deus. ( Jo 3:27) A mão do Senhor é um termo bíblico para expressar o poder e a presença de Deus. Js 4:24 Is 59:1 Ne 2:18 Sl 37:24 Jo 10:28 At 11:21 Ef 3:16 e 19.
• E me preserves do mal, para que não me sobrevenha aflição.
É fato comprovado que o sucesso traz consigo grandes oportunidades de fracasso. Podemos até dizer que ser abençoado é o maior dos perigos, pois tende a reduzir nossa dependência de Deus e nos deixar propensos a arrogância.

!!IMPORTANTE!!
Após um grande momento de sucesso, é que necessitamos com urgência do último pedido de Jabez. ” E me preserves do mal” .
Enfim, Jabez tinha tudo para dar errado, e Deus Certo!!
E o mesmo acontecerá com você!!
Deus vai: Alargar tuas fronteiras, estar com a mão D’Ele sobre tua vida e te preservar do mal, de modo que não te sobrevenha aflição.

quinta-feira, 2 de junho de 2016

AVIVAMENTO JÁ

Avivamento é, simplesmente, aquele momento quando Deus se manifesta diretamente no meio dos homens; quando Ele 'rasga os Ceús e desce' (Isaías 64:1). Wesley Duewel, no seu livro "O Fogo de Reavivamento" descreve o avivamento assim:

A presença e o poder de Deus operam de forma tão poderosa e intensa durante o reavivamento, que Ele realiza mais em horas ou dias do que em anos de ministério fiel onde não há reavivamento... Durante o reavivamento, as pessoas se movem em direção a Cristo, pessoas que não podem ser movidas de qualquer outra forma. Muitas orações que não foram respondidas durante anos são gloriosamente respondidas. A atmosfera freqüentemente fica cheia do poder majestoso de Deus. Os cristãos reconhecem isso com a presença santa de Deus. Os pecadores têm uma percepção reverente da presença de Deus e de sua própria pecaminosidade.
Deus pode revelar a Sua presença de maneiras inesperadas. Ocorrências surpreendentes podem acompanhar Sua obra profunda na alma. Pode haver uma tal sensação da presença e do poder divino que alguns indivíduos tremem. Outros podem chorar diante de Deus; alguns caem ao chão por se sentirem fisicamente enfraquecidos. Outros podem sentir-se quase irresistivelmente atraídos a comparecer aos cultos de reavivamento ou a reunirem-se antes de algum culto ser anunciado.

O resultado do verdadeiro avivamento sempre tem um impacto na sociedade. Historiadores como William Lecky disseram que o avivamento liderado pelo John Wesley no século dezoito ajudou a Inglaterra evitar uma revolução sangrenta como aquela que assolou a França. Muitos avivamentos, como aqueles no país de Gales em 1905, Zaire em 1976 e Pensacola - Florida (EUA) em 1995, causaram uma diminuição perceptível nos índices de criminalidade nas suas comunidades. Outros avivamentos, como o Exército da Salvação liderado pelo William Booth no século 19, contribuíram com avanços sociais como a abolição do trabalho infantil e a prostituição infantil da Inglaterra, e inspiraram outros pioneiros como o Dr Thomas Barnado que trabalhou com as crianças de rua de Londres, resolvendo completamente o problema durante a sua vida.

John White, no seu livro "Quando o Espírito Vem com Poder" (ABU Editora, 1998) escreveu:
...O que temos chamado de avivamento pelos últimos trezentos anos representa um trabalho incomum do Espírito Santo, com as seguintes características:
1. Homens, mulheres e crianças, convertidos e não-convertidos, tomados por uma visão, tanto da santidade de Deus como da sua misericórdia, são despertados em grande número para o arrependimento, para a fé e para a adoração.
2. O poder de Deus é manifestado em vidas humanas de forma que as leis da psicologia e da sociologia não conseguem explicar adequadamente.
3. A comunidade como um todo torna-se consciente do que está acontecendo, muitos entendendo o movimento com uma ameaça a instituições existentes.
4. Alguns homens e mulheres exibem comportamentos físicos e emocionais fora do comum, que criam controvérsia, e que podem tornar-se ofensivos para os que se opõem ao avivamento e uma armadilha para os que o apóiam.
5. Alguns crentes avivados comportam-se de maneira impulsiva e imatura, e outros caem em pecado. Dessa forma o avivamento parece ser uma estranha mistura de influências de Deus com as que não vêm de Deus, e de exibições do poder de Deus e da fraqueza humana.
6. Onde quer que o avivamento atinja proporções suficientes para causar um impacto nacional, reformas sociopolíticas são perpetradas no século seguinte. Dessa forma o reino de Cristo começa a ser exercitado sobre males de opressão e injustiça.

O seguinte foi escrito por Frank Bartleman, no dia 16 de novembro de 1905, apenas cinco meses antes do avivamento da Rua Azusa começar em Los Angeles, Califórnia (EUA):
A correnteza do avivamento está passando pela nossa porta. Será que nos nós jogaremos no seu seio, sendo conduzidos para gloriosa vitória? Um ano de vida neste momento, com suas maravilhosas possibilidades para Deus, vale mais que cem anos de vida normal. O Pentecoste está batendo às nossas portas. O avivamento para nosso país não é mais uma dúvida. Vagarosa, mas seguramente, a maré tem subido e, no futuro bem próximo, haverá um dilúvio de salvações que arrasará tudo antes de nós. O país de Gales não ficará sozinho neste triunfo glorioso para nosso Cristo. O espírito de avivamento está chegando, dirigido pelo sopro de Deus, o Espírito Santo. As nuvens estão se juntando rapidamente, carregadas com uma poderosa chuva, cuja precipitação demorará apenas um pouco mais.
Heróis se levantarão da poeira da obscuridade e das circunstâncias desprezadas, cujos nomes serão escritos nas páginas eternas da fama Celestial. O Espírito está pairando novamente sobre a nossa terra, como no amanhecer da criação, e o decreto de Deus está saindo: "Haja luz." Irmão, irmã, se todos nós crermos em Deus, você entende o que aconteceria? Muitos de nós já não vivemos para outro motivo. Um volume de oração de fé está subindo ao trono dia e noite. Los Angeles, o Sul do Califórnia, e o continente inteiro, certamente logo se acharão no meio de um poderoso avivamento pelo Espírito e pelo poder de Deus.
Mais uma vez o vento do avivamento está soprando ao redor do mundo. Quem está disposto a pagar o preço e responder ao chamado para que, em nosso tempo, nós possamos viver dias de visitação Divina?”

PR ANDERSON DEFABIO E PASTORA PRISCILA DEFABIO