twitter Pr Anderson Defabio

domingo, 5 de fevereiro de 2017

A PESSOA E A OBRA DO ESPÍRITO SANTO

A PESSOA E A OBRA DO ESPÍRITO SANTO


Lição 2. NOVO NASCIMENTO E BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO  - EXPERIÊNCIAS DISTINTAS -
 “E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas e profetizavam” (Atos 19.6).
        O batismo com o Espírito Santo é uma experiência distinta do novo nascimento, e está à disposição do todo salvo que crê e busca com sinceridade.
Leitura Bíblica: Atos 2.37-41; 19.1-6.


INTRODUÇÃO:
        Há ainda hoje os que perguntam: O batismo com o Espírito Santo é uma experiência distinta da conversão ou


acontece automaticamente quando a pessoa experimenta o milagre do novo nascimento? Nesta lição, veremos que a salvação e o batismo com o Espírito Santo são duas bênçãos distintas, e que o batismo com o Espírito Santo é uma bênção preparada por Deus para os que já são salvos.

I. OS BATIZADOS COM O ESPÍRITO SANTO NO DIA DE PENTECOSTES JÁ ERAM SALVOS.
        Se a experiência do batismo com o Espírito Santo não se distinguisse da conversão, os discípulos de Jesus teriam sido salvos a partir do dia de Pentecostes. Todavia, Jesus referiu-se a eles como salvos antes da experiência pentecostal. Vejamos:

1. Jesus deixou claro  seus discípulos eram salvos.
        Jesus lhes disse: “Eu sou a videira e vós as varas” (Jo 15.5), e também, “Já estais limpos pela palavra que vos tenho falado” (Jo 15.3). falando ao Pai a respeito deles, disse: “Não são do mundo, como eu do mundo não sou” (Jo 17.14,16). Neste mesmo capítulo, Jesus afirmou que os seus discípulos lhe foram dados pelo Pai (v. 6); Jesus também disse aos seus discípulos enquanto estava com eles: “Alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus.” (Lc 10.20).


2. Os discípulos ainda necessitavam de uma bênção.
        Apesar da experiência da salvação e das bênçãos recebidas na companhia de Jesus, os discípulos ainda careciam de uma bênção: o batismo com o Espírito Santo. Em decorrência do batismo, receberiam um conhecimento mais aprofundado a respeito da união entre o Pai e o Filho, e entre Jesus e seus discípulos (Jo 14.20). O mesmo Espírito haveria de guia-los em toda a verdade (Jo 16.13), lembrando-lhes as palavras que Jesus havia ensinado (Jo 14.26).
        Somente após este revestimento de poder é que os discípulos estariam equipados para continuar a obra iniciada por Jesus. Foi por isso que Jesus ordenou que não “deixassem Jerusalém até do alto fossem revestidos de poder” (Lc 24.49).

II. OS CRENTES ERAM BATIZADOS COM O ESPÍRITO SANTO NO INÍCIO DA IGREJA.

1. Em Jerusalém (At 2.1-5).
        Aqui, na fundação da Igreja, no dia de Pentecostes, Jesus batizou com o Espírito Santo os primeiros crentes.

2. Em Samaria (At 8.14-17).
        A multidões ouvindo e vendo os sinais que Filipe fazia, enquanto pregava a Cristo (v.6), creram, e foram batizados em nome do Senhor Jesus (v. 12,16). Portanto, eram salvos, descritos como pessoas que haviam recebido a Palavra de Deus (v. 14). No entanto, não haviam recebido o batismo com o Espírito Santo. Isto só aconteceu quando Pedro e João oraram, por aqueles novos crentes para que recebessem o dom do Espírito Santo (At 8.14,15). Quando, a seguir, os apóstolos impuseram as mãos sobre eles, “receberam o Espírito Santo” (At 8.17).

3. Saulo (AT 9.1-18).
        O grande perseguidor quando seguia pela estrada a caminho de Damasco, já próximo da cidade, foi subitamente cercado por um resplendor de luz do céu. Saulo caiu por terra, e ouviu uma voz que lhe dizia: “Saulo, Saulo, por que me persegues?”. Quando ele perguntou quem era aquele que falava com ele,ouviu a resposta: “Eu sou Jesus a quem tu persegues”. Saulo levantou-se daquele encontro, e abrindo os olhos não via a ninguém. Guiado pela mão, entrou em Damasco. Após três dias em jejum e oração, recebeu a visita de Ananias, o qual impôs as mãos sobre ele para que ele tornasse a ver, e para que ele fosse cheio do Espírito Santo (v. 17). Saulo já era salvo, e agora recebia o batismo com o Espírito Santo.

4. Na casa de Cornélio (At 10.1-48).
        Estavam reunidos Cornélio,seus parentes, e amigos mais íntimos (At 10.24). Aqui, pela primeira vez os gentios receberam a Palavra de Deus. Eles creram (At 15.1-9) e, a seguir, o Senhor batizou-os com o Espírito Santo . “Caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra” (At 10.48).

5. Em Éfeso (At 19.1-7).
        Quando Paulo chegou a Éfeso encontrou ali alguns crentes. Sabemos que eram salvos porque o escritor de Atos  os chama de discípulos (v.1), e Paulo lhes perguntou se haviam recebido o Espírito Santo quando creram (v. 2), isto é, quando foram salvos. A resposta daqueles irmãos foi que não haviam ouvido a cerca does (v.2). Paulo queria que eles como salvos, também recebessem esta bênção gloriosa. Assim, depois que aqueles discípulos foram batizados em nome do Senhor Jesus (v.5), Paulo impôs as mãos sobre eles. Veio então sobre eles o Espírito Santo, e começaram a falar em línguas e profetizar (v.6).


III. O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO É RESULTDO DA MORTE EXPIATÓRIA DE JESUS.

1. “Está consumado!” (Jo 19.30).
        Jesus veio para desfazer as obras do diabo (1Jo 3.8), e restaurar a comunhão entre Deus e os homens, a qual havia sido interrompida por causa do pecado (Ef 2.12-16). O preço desta restauração foi muito alto: seu próprio sangue (1Pe 1.18-19; 1Co 6.20). Jesus sofreu morte de maldição na cruz do Calvário (Gl 3.13; Jo 1.29; Is 53.4,5). Quando ele bradou “Está consumado!”, estava concluída a obra da redenção, e também estava aberta a porta para a descida do Espírito Santo. Diz Atos 2.33: “De sorte que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis.”

2. “Rios de água viva correrão de seu ventre” (Jo 7.38).
        Os rios de água viva mencionados neste texto, falam do Espírito Santo que haveriam de receber os que cressem em Jesus (v.39). Vemos, portanto, que para receber o Espírito Santo é preciso crer e exercitar fé no Senhor Jesus (Gl 3.2).
        A nascente única do rio pentecostal que flui através do crente, está em Cristo. Somente Ele batiza com o Espírito Santo (At 2.33). o leito em que flui o Espírito é a Palavra de Deus. “Quem crê em mim como diz a Escritura, rios d’água viva correrão do seu ventre” (Jo 7.38). A operação do Espírito Santo está inteiramente vinculada à obediência à Palavra (At 5.32).

IV. A PROMESSA DO BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO É PARA NOSSOS DIAS?
        A resposta a esta pergunta encontra-se no livro de Atos. Nas cinco vezes  Atos registra episódios de pessoas sendo batizadas com o Espírito Santo, estas já eram salvas. Os cinco relatos (Jerusalém, Samaria, Saulo, Cornélio e Éfeso) constituem-se em um padrão para a Experiência cristã de todos os tempos. E o padrão é: regeneração pela fé, seguida do recebimento do batismo com o Espírito Santo, também pela fé (“aos que crerem” Mc 16.17).
        O livro de Atos é a continuação do evangelho segundo Lucas. Assim como o evangelho de Lucas, o livro de Atos constitui-se em ensino doutrinário que deve servir como regra de fé e de prática (2Tm 3.16,17). Se o despertamento descrito em Atos não permaneceu ao longo desses quase dois milênios, é porque os cristãos afastaram-se da sã doutrina e negligenciaram o precioso batismo (2T m 4.3).

CONCLUSÃO
        Quem presume que já recebeu este batismo juntamente com a salvação não o busca e fica, portanto, privado deste glorioso revestimento de poder dado por Deus àqueles que o buscam. Ore a Deus, e Jesus batizará você com Espírito Santo e com fogo! Aleluia!


PR ANDERSON DEFABIO E PASTORA PRISCILA DEFABIO